Ouça aqui o podcast desse programa:
O que são filmes de viagem? Eles precisam sempre de uma estrada como indica o termo em inglês "road movie"? Pensando nessas e outras questões levantamos alguns filmes que tratam da viagem de seus personagens. São personagens solitários ou em grupo que passam normalmente o filme todo em uma jornada, não só interna mas também de deslocamento, com ou sem um objetivo final. Os personagens costumam passar por muitas aventuras nesse percurso, e sempre chegam ao fim do filme e da viagem diferentes de quando começaram. Por falar em fim de filme, essas travessias tem os encerramentos dos mais diversos, seja com a morte, a redenção ou às vezes a impressão de que o fim da jornada não era exatamente como se esperava.
Com certeza nossa seleção não foi definitiva, e em uma hora de programa não seria possível colocar todos os filmes de viagem. Esse recorte pretendia apresentar alguns filmes mais e menos conhecidos e algumas músicas importantes para esse momento de viagem dos personagens. Os filmes escolhidos foram: Easy Rider, Exílios, Viagem a Darjeeling, Cinema aspirinas e urubus, Na natureza selvagem, Era do Gelo, Thelma & Louise (BG) e Bye Bye Brasil.
Assista aqui o trailer do filme Cinema, Aspirinas e Urubus, do qual a gente veiculou no programa somente o áudio:
Não dá pra falar de road movies sem falar em Easy Rider. O clássico de 1969 marcou uma geração não só pela contracultura mas pela busca de liberdade através da viagem "sem destino". A música que a gente tocou foi Born to be Wild com a banda Steppenwolf. Mas aqui vai o vídeo que a gente citou no programa, dica do nosso ouvinte Tiago MAL ao vivo pelo msn. É uma passagem do filme finlandês Leningrad Cowboys Go America que é um road movie (que coincidência!) de uma banda em busca de sucesso nos Estados Unidos. O filme deu origem à banda Leningrad Cowboys que continuou com seu estilo peculiar a fazer músicas e paródias por aí. Eles fazem uma versão da música Born to be Wild em um bar cheio de motoqueiros mal encarados, uma referência aos personagens de Peter Fonda e Denis Hopper de Easy Rider. Confiram o vídeo:
Outra dica de uma ouvinte, dessa vez a Mariana de Campinas, foi o filme francês Amantes Constantes, de Philippe Garrel. É que nesse filme também toca a música This Time Tomorrow, do grupo The Kinks, que a gente tocou por causa do filme Viagem para Darjeeling. Curta então a música em um outro contexto, dessa vez com os jovens franceses na efervescência de Maio de 68:
Queria finalizar o tema com a citação que veio em boa hora na pesquisa deste programa:
"Digo: o real não está na saída nem na chegada:
ele se dispõe para a gente é no meio da travessia."
Guimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas (p. 52)
-----------
Confira aqui a abertura da série Armação Ilimitada, que foi ao ar pela Rede Globo entre 1985 e 1988. A música do Fastway, "Say What You Will", foi a escolha do nosso ouvinte da semana, o Matheus Manzini:
Para dar download dessa edição do Sessão das Seis, clique aqui.
-----------
Deixe nos comentários sua opinião, críticas, dicas e sugestões!
Ou escreva para o nosso email: sessaodasseis @ gmail.com (tire os espaços)
Até o próximo post do Sessão das Seis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário