Edição 03 - Especial Oscar de Melhor Canção Original

Clique no player abaixo e escute essa edição do programa!




Na terceira edição do programa Sessão das Seis escolhemos músicas que receberam a estatueta dourada na categoria de Melhor Canção Original.

Esta premiação não esteve desde a primeira cerimônia do Oscar, ela inicou-se no ano de 1934 e com isso acumulou mais de 70 músicas premiadas e um número maior ainda de indicadas. Por isso não se surpreendam caso aconteça uma segunda versão deste tema em um futuro não muito distante. Já que muitas músicas bem conhecidas e outras bem queridas ficaram de fora.

Na busca de tentar ser o mais eclético possível misturamos músicas de epócas, estilos, filmes, gêneros de filmes e países diferentes afim de tentar mostrar uma seleção geral dessas canções premiadas.

E o primeiro bloco dedicado ao tema foi reservado às canções mais antigas, aqueles clássicos que quase todos nós conhecemos pelo menos um pouco, e que já passaram por diversas coletâneas de clássicos do cinema desde aquelas vendidas por jornais, distribuídas como brinde de lojas até as armazenadas no seu mp3 player.

A primeira música que tocou é a menos conhecida e se chama The Continental do filme A Alegre Divorciada. Ela foi a primeira música a ganhar este prêmio em 1934 e concorria com outra fortissíma concorrente, Carioca do filme Flying Down to Rio, também muito famoso na epóca.
O interessante destes filmes é que ambos foram estrelados por uma dupla que sempre encantou na tela Ginger Rogers e Fred Astaire.
Para quem quer ver os dois em cena aqui vai um trecho do filme A Alegre Divorciada.



As outras perólas deste bloco foram Over the Rainbow do filme O Mágico de Oz, What a Feeling de um dos filmes que viraram ícones dos anos 80 Flashdance e Raindrops Keep Fallin' on My Head do filme Butch Cassidy and the Sundance Kid composta por Burt Bacharach, conhecido por canções peculiares e outras trilhas sonoras, como a do filme Casino Royale de 1968.
Aqui vai o link da abertura do filme que já dá um gostinho do seu estilo de músicas e de como é o filme!

http://www.youtube.com/watch?v=0O5aA83GfYc

No bloco seguinte escolhemos somente duas músicas e de filmes de animação!
Isto porque percebemos que muitos filmes de animação foram premiados e indicados nesta categoria, em especial, dos anos 90 para frente.
As músicas são Under the Sea e If I didn´t Have You, respectivamente dos filmes Uma Pequena Seria e Mostros S/A.
O trecho engraçadissímo abaixo mostra os "erros" de gravação do filme Monstros S/A. Para quem já viu o filme é uma boa recordação, e pra quem ainda não o viu, este trecho é um bom aperitivo ao som da canção If I didn´t Have You:




No ultimo bloco do tema tivemos músicas cantadas em línguas diferentes do inglês que estiveram em filmes não americanos.
Do filme grego Nunca aos Domingos a música premiada é Never on Sunday, a primeira não anglófona que ganhou o Oscar de Melhor Canção. A segunda veio do filme, dirigido por Walter Salles, Diários de Motocicleta e se chama Al Outro Lado del Rio.
E a ultima deste bloco, do filme indiano Quem Quero ser um Milionário?, Jai Ho é também a ultima a receber o prêmio nesta categora.

Abaixo ouvimos e vemos o clipe a música Al Outro Lado del Rio cantada e composta por Jorge Drexler.
E na hora de receber este prêmio na cerimônia do Oscar de 2003, Jorge não agradeçou e nem fez nada semelhante em cima do palco - ele simplesmente cantou um trecho da música. Este gesto foi em resposta à Academia, organizadora do Oscar, que colocou outras pessoas para cantar esta música no dia da cerimônia com medo do baixo ibope!




Se alguém quiser ver também o momento em que Drexler sobe ao palco na cerimônia do Oscar aqui tem um link para uma reportagem, em espanhol, que fala desta polêmica. Com declarações do próprio Jorge Drexler!




No Cine Brasil desta edição a música escolhida foi Ó Paí, Ó do filme de mesmo nome de 2007 estrelado por Lázaro Ramos e que teve uma minissérie na TV. A música foi cantada e composta por Caetano Veloso em parceria com Davi Morais.

E no bloco do ouvinte, onde nós trazemos uma pessoa para escolher uma música que lhe toca especialmente, que lhe traz boas recordações ou que a acompanhou em um momento marcante, a nossa amida Déia escolheu Raquel, do filme Fale com Ela do espanhol Pedro Almodovár.

E se você perdeu, sentiu saudade ou quer lembrar qualquer coisa dita e tocada na edição 3 do Sessão das Seis, baixe o programa na íntegra em mp3, clicando aqui!




Nenhum comentário:

Postar um comentário