Edição 10 - Quadrinhos

Escute essa edição do Sessão das Seis no player abaixo:


Quem não se lembra de temas musicais clássicos como os do Batman, do Super herói ? Nos lembramos automaticamente desses quadrinhos quando pensamos em filmes de histórias em quadrinhos, certo ? Ou talvez não ! Nem só de heróis musculosos e superpoderes radioativos vive o mundo dos quadrinhos. Ultimamente tem acontecido uma grande safra de filmes inspirados / adaptados / baseados em quadrinhos, graphic novels, tirinhas, etc. No Japão é quase obrigatório que todo mangá vire um anime, desenho animado.

Então a gente do Sessão das Seis escolheu falar do universo dos Quadrinhos porque na semana em que o programa 10 foi ao ar, o SESC São Carlos fez um especial sobre quadrinhos, "O que é HQ". Falamos de quadrinhos mais conhecidos num primeiro momento, não deu pra fugir dos clássicos Super Homem, Homem Aranha e Batman. Aproveitamos o momento do lançamento do trailer do Homem de Ferro 2 (que vocês podem ver aqui no Judão) e tocamos Iron Man, só pra esquentar os tambores. Mas aqui no blog eu deixo pra vocês minha versão favorita do tema do homem aranha, só que cantado por Homer Simpson !!!



Falamos também de quadrinhos menos conhecidos do grande público, como Persepolis, de Marjane Satrapi, de Akira e de OldBoy, mas deixando ainda de fora muita coisa legal como Sin City, Dylan Dog, etc.
No Sessão Brasil, ficamos com os clássicos: Turma da Mônica, do Maurício de Souza, e Wood & Stock, do Angeli, que tem uma animação longa metragem, "Sexo, Orégano e Rock'n'Roll", com uma trilha super malucona cheia de Raul Seixas, o maluco beleza.
Vale a pena colocar aqui o trailer dessa animação:



Fechando o programa com a agenda e uma música da trilha do Watchman,All Along The Watchtower, uma música do Bob Dylan mas interpretada pelo Jimi Hendrix.
Essa trilha merece um mega destaque, com músicas da Billie Holiday, Nina Simone, Leonard Choen, Janis Joplin.

Você também pode dar download desse programa clicando aqui.

Edição 09 - Comerciais de TV

Clique no player abaixo e escute o podcast dessa edição:


Às vezes nos parece que os comerciais de TV já não são mais tão criativos como eram nos anos 90... E que a maioria,hoje, não passa de meras repetições de uma mesma fórmula. Mas talvez essa percepção seja um pouco suspeita: será que nos anos 80 e 90 somente comerciais bonitos e inteligentes ocupavam os intervalos de nossos programas de TV favoritos? O fato é que hoje, é só de vez em quando que um comercial nos impressiona, só de vez em quando.

Foi então na idéia de resgatar os comerciais memoráveis da TV brasileira dos anos 80 e 90, e também os mais atuais, que o Sessão das Seis em sua 9ª edição levou para as ondas do rádio as músicas temas dessas propagandas e os jingles que colaram na nossa cabeça.

Tocamos as músicas que foram trilha sonora das propagandas do chocolate Laka, da Aquarela Faber Castell, de um comercial de verão de 1988 da C&A, do Palio Weekend e mais recentemente do Axe Instinct e do site Mercado Livre. Clique nos links para assistir essas propagandas no Youtube. Tocamos também a música que inspirou o jingle do Bubaloo Melancia.

Aliás, vários jingles inesquecíveis (literalmente inesquecíveis, pois quando os ouviamos, colavam na nossa cabeça) foram tocados de surpresa nesse programa, incluindo uns bem antigos dos anos 60 e 70. Confira o mais inesquecível de todos:



Há um importante aspécto em alguns comerciais atuais que não podemos deixar de ressaltar: têm uns que são incrivelmente bonitos, e que são amplamente veiculados na internet em sites como Youtube por justamente serem impressionantes. Podemos nos arriscar a dizer que chegam a ser artísticos. É o caso dos quatro vídeos da campanha Sony Bravia. No programa tocamos a música "Heartbeats" do cantor e compositor sueco de folk Jose Gonzales presente nesse aqui.

Mas a desse outro também é excelente: Rolling Stones!



Também inlcuímos nessa categoria de comerciais mais ousados o do tênis Adidas Pink da linha Color. E o da campanha de 2008 da Nike chamada Superação. As músicas desses comerciais também foram tocadas nessa edição do Sessão das Seis!




E abrimos o programa com a "Dancing with myself" do Billy Idol, indicada por André Nogueira no Sessão Ouvinte, música que por coincidência tocou numa propaganda da Claro em 2008.


Para você que ficou curioso para saber o nome das canções dos comerciais e escutá-las, clique no player lá no início do post e ouça a 9ª edição do Sessão das Seis!

E para dar download da versão em Mp3, clique aqui.

Edição 08 - Filmes de Viagem

Ouça aqui o podcast desse programa:


O que são filmes de viagem? Eles precisam sempre de uma estrada como indica o termo em inglês "road movie"? Pensando nessas e outras questões levantamos alguns filmes que tratam da viagem de seus personagens. São personagens solitários ou em grupo que passam normalmente o filme todo em uma jornada, não só interna mas também de deslocamento, com ou sem um objetivo final. Os personagens costumam passar por muitas aventuras nesse percurso, e sempre chegam ao fim do filme e da viagem diferentes de quando começaram. Por falar em fim de filme, essas travessias tem os encerramentos dos mais diversos, seja com a morte, a redenção ou às vezes a impressão de que o fim da jornada não era exatamente como se esperava.

Com certeza nossa seleção não foi definitiva, e em uma hora de programa não seria possível colocar todos os filmes de viagem. Esse recorte pretendia apresentar alguns filmes mais e menos conhecidos e algumas músicas importantes para esse momento de viagem dos personagens. Os filmes escolhidos foram: Easy Rider, Exílios, Viagem a Darjeeling, Cinema aspirinas e urubus, Na natureza selvagem, Era do Gelo, Thelma & Louise (BG) e Bye Bye Brasil.

Assista aqui o trailer do filme Cinema, Aspirinas e Urubus, do qual a gente veiculou no programa somente o áudio:



Não dá pra falar de road movies sem falar em Easy Rider. O clássico de 1969 marcou uma geração não só pela contracultura mas pela busca de liberdade através da viagem "sem destino". A música que a gente tocou foi Born to be Wild com a banda Steppenwolf. Mas aqui vai o vídeo que a gente citou no programa, dica do nosso ouvinte Tiago MAL ao vivo pelo msn. É uma passagem do filme finlandês Leningrad Cowboys Go America que é um road movie (que coincidência!) de uma banda em busca de sucesso nos Estados Unidos. O filme deu origem à banda Leningrad Cowboys que continuou com seu estilo peculiar a fazer músicas e paródias por aí. Eles fazem uma versão da música Born to be Wild em um bar cheio de motoqueiros mal encarados, uma referência aos personagens de Peter Fonda e Denis Hopper de Easy Rider. Confiram o vídeo:



Outra dica de uma ouvinte, dessa vez a Mariana de Campinas, foi o filme francês Amantes Constantes, de Philippe Garrel. É que nesse filme também toca a música This Time Tomorrow, do grupo The Kinks, que a gente tocou por causa do filme Viagem para Darjeeling. Curta então a música em um outro contexto, dessa vez com os jovens franceses na efervescência de Maio de 68:




Queria finalizar o tema com a citação que veio em boa hora na pesquisa deste programa:

"Digo: o real não está na saída nem na chegada:
ele se dispõe para a gente é no meio da travessia."
Guimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas (p. 52)

-----------

Confira aqui a abertura da série Armação Ilimitada, que foi ao ar pela Rede Globo entre 1985 e 1988. A música do Fastway, "Say What You Will", foi a escolha do nosso ouvinte da semana, o Matheus Manzini:



Para dar download dessa edição do Sessão das Seis, clique aqui.
-----------

Deixe nos comentários sua opinião, críticas, dicas e sugestões!
Ou escreva para o nosso email: sessaodasseis @ gmail.com (tire os espaços)



Até o próximo post do Sessão das Seis!

Sessão das Seis no Twitter



Fique por dentro das novidades do Sessão das Seis!
Siga-nos em http://twitter.com/sessaodasseis

Edição 07 - Animações

Para escutar essa edição do Sessão das Seis, clique no player abaixo:



Neste programa de número sete do Sessão das Seis escolhemos como tema as trilhas sonoras de animações! Esse tema foi milimetricamente escolhido para harmonizar com o Anima Mundi - 17° Festival Internacional de Animação do Brasil (www.animamundi.com.br), evento tradicional de animação de todos os cantos do mundo. De uma olhada lá no site para saber mais sobre o festival, aproveite e veja também quem foram os vencedores desse ano, lá também tem animações para ver e muito mais...

Neste programa tivemos três blocos: um que concentrava animações de séries de tv, um outro com músicas de curta-metragens de animação e o bloco final dedicado aos longa-metragens. E a seleção foi bem eclética passando por países como o Japão, EUA, Itália, Alemanha e o Brasil!

Começando com a Sessão do Ouvinte, o convidado foi um amigo meu e da galera do Sessão das Seis - Jonas Brandão! Nada melhor do que chamar um animador para esse programa especial sobre animações, e o Jonas escolheu uma música muito bonita chamada The Path of Wind, do filme belíssimo Meu Amigo Totoro (do japonês Hayao Myiazaki).
O Jonas fez Imagem e Som na UFSCar, assim como nós todos do programa, e seu trabalho de conclusão foi o curta Um Lugar Comum, que passou no Anima Mundi desse ano, e que ouvi dizer foi muito aplaudido, em especial na sessão em Sampa!

Para quem quer saber mais aí vão o link para o site do curta e um teaser da animação feita em São Carlos.
www.umlugarcomum.com.br



Depois seguindo para o tema da semana, no primeiro tivemos séries de animação e escolhemos músicas para tocas dos Smurfs, Os Simpsons e o meu predileto Os Padrinhos Mágicos!
Aqui eu vou postar a nova abertura dos Simpsons em alta definição e atualizada. O legal desta abertura é a grande quantidade de piadas visuais e sacadinhas durante a passagem de Bart com o seu skate por Springifield.



E clique aqui para o mesmo vídeo em excelente qualidade!


No bloco dois foi a vez dos curta metragens em animação terem o seu espaço aqui no Sessão das Seis! E contamos com dois que já passaram pelo Anima Mundi em edições anteriores:
O primeiro é Mr. Schwartz, Mr. Hazen and Mr. Horlockerque têm a música de Rita Pavone, Il Ballo del Mattone. Aqui está o clipe, já a música inteira e mais informações sobre o curta e a Rita Pavone estam no final deste post, onde você ouve o programa 07 inteiro!

O segundo
curta é do alemão Andres Hykade, que assina a identidade visual deste ano do Anima Mundi. Este curta é um videoclipe para a banda alemã Die Toten Hosen e a música chama-se Walkampf. Lembrando que em 2007 Hykade veio no Anima Mundi no Brasil e fez um dos papos animados do evento!



E no bloco final do tema Animações falamos sobre os longa-metragens Bicicletas de Belleville, O Gigante de Ferro e Lilo & Stich.
Todos de excelente qualidade, mas uns mais conhecidos do que outros. Como acredito que a maioria das pessoas conhece mais o Lilo & Stich vou postar dois apertitivos dos menos conhecidos A Bicicletas de Belleville, do francês Silvain Chomet e O Gigante de Ferro, do diretor de Os Incríveis e Ratatouille - Brad Bird.








E para terminar na sessão dedicada a um filme brasileiro, o Cine Brasil, tivemos a presença de Arnaldo Antunes e do palhaço Wellington Nogueira cantando duas pequenas músicas do filme O Garoto Cósmico de Alê Abreu.
Quem quer saber sobre o filme e ouvir os momentos onde estas músicas tocam e mais outros clipes do filme eu indico o site do filme que é muito bom!

Aqui vai o link.

E assim foi o Sessão das Seis versão de número sete! Esse post é mais para resumir o que aconteceu na ediçaõ do programa e para acrescentar elementos visuais do tema da semana!

Para download desta edição do Sessão das Seis em Mp3, clique aqui.



Edição 06 - Seriados

Escute o programa clicando no player abaixo:



Nessa edição do Sessão das Seis que foi ao ar na sexta-feira 17 de julho o tema especial foi seriados e sitcons. Preparamos uma seleção de músicas de seriados modernos, de séries e sitcoms de comédia e de seriados brasileiros.

E o Sessão das Seis mudou um pouquinho seu formato, dessa edição em diante começamos com o bloco "Sessão Ouvinte" onde você pode curtir as músicas sugeridas pelos ouvintes e também participar mandando sugestões de trilhas sonoras e contar porque você gosta dessa música ou desse filme ou programa de TV que tocamos no programa. E então finalizamos com a programação de cinemas e cineclubes na cidade de São Carlos para você poder sair e curtir um cineminha depois do programa.

E contamos com a participação de Daniel Manzini no bloco "Sessão Ouvinte" dessa edição. Daniel sugeriu a música Mestre Jonas composta por Sá, Rodrix e Guarabira e cantada pelo grupo Os Mulheres Negras (André Abujamra e Maurício Pereira) na versão para o filme Durval Discos (Anna Muylaert, 2002).

Dos seriados mais contemporâneos, tocamos uma música do Nip Tuck, uma série ameriacana de muita audiência e que já está em sua 5ª temporada, com a 6ª prevista pra ser lançada em 2010.

Veja o promo da 6ª temporada:



Falamos também do seriado Weeds, que tem como música de abertura a Little Boxes de Malvina Reynolds e que nas 2ª e 3ª temporadas apresentou covers dessa canção na abertura, tocadas por bandas como The Submarines, Rise Against, Linkin Park, Regina Spektor, The Decemberists, Elvis Costello, Randy Newman, The Shins, Death Cab for Cutie, Joan Baez entre outros. Mas o Sessão das Seis tocou uma versão em português de Little Boxes cantada por ninguém menos que Nara Leão.

E ainda do seriado True Blood vencedor de um Globo de Ouro e dois Satellite Awards tocamos a música de abertura, Bad Things de Jace Everett. Uma abertura muito bonita que você pode ver aqui:


Dedicamos também um bloco a séries e sitcoms de comédia. Falamos da bem sucedida série Friends e tocamos sua inesquecível música de abertura.


E tocamos também músicas da série Betty, a Feia e Entourage.


Já no bloco "Sessão Brasil" esolhemos músicas dos seriados brasileiros Armação Ilimitada, exibido entre 1985 e 1988 pela Rede Globo, e que apresentava uma linguagem de videoclipes com direção de Guel Arraes entre outros; Tudo o que é Sólido Pode Derreter, série de televisão dramática brasileira de 2009 criada por Rafael Gomes e Esmir Filho e exibida pela TV Cultura e Sítio do Picapau Amarelo, série de televisão infantil produzida pela Rede Globo entre 1977 e 1986.


Para baixar essa edição do programa em Mp3, clique aqui.

Edição 05 - Musicais

Para escutar o podcast dessa edição do Sessão das Seis, clique no player:


No dia 10 de julho de 2009, em nosso primeiro programa sobre musicais (já que o tema é bem amplo e com certeza terá várias edições do sessão das seis),abrimos o programa com o Sessão Ouvinte, com uma música escolhida pela Branca Bueno, da trilha sonora do filme Alta Fidelidade.

No primeiro bloco do programa, ouvimos músicas de filmes que não são extamente musicais, mas tem um momento musical, em que o som fica no primeiro plano. Esses momentos geralmente acabam virando a sequência mais memorável do filme, como por exemplo na cena clássica de Pulp Fiction, em que Jonh Travolta e Uma Thurman dançam You Can Never Tell, de Chuck Berry:


A segunda música desse bloco foi Twist and Shout,versão dos beatles,da trilha do filme "CURTINDO A VIDA ADOIDADO", um clássico da juventude dos anos 80!. O interessante é que como a música tinha um grande destaque no roteiro, acabou estourando novamente, 20 anos após seu primeiro estouro, que foi na Beatlemania.Ouvimos também a música "Wise Up",cantada por Aimee Mann, do filme "MAGNÓLIA", em um momento musical um pouco diferente: A música começa a tocar e vemos todos os personagens, cada um sozinho em sua vida, cantando a música.Pra encerrar o bloco, tocamos mais uma do Chuck Berry, Johnny Be Good, que é ouvida em uma das sequencias de outro clássico dos anos 80 ( aliás, este é um bom tema para programa futuros hein ?), De Volta Para o Futuro.

No bloco seguinte, foi a vez dos musicais independentes, e começamos com CRY-BABY, filme de 1990 do diretor John Waters com Johnny Depp, Iggy Pop e Traci Lords no elenco. Paródia de musicais de sucesso, com canções que exploram os estilos Rock and Roll, Rockabilly e Doo Woop dos anos 50. Ouvimos a música King Cry Baby - James Intveld.Em seguida, falamos do filme "THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW", uma adaptação americana da peça musical britânica de mesmo nome de Richard O'Brien, que parodia as ficções científicas e filmes de horror. A música foi The Time Warp, dos Transylvanianos. Ouvimos também, de outro filme independente, Sugar Daddy - John Cameron Mitchell e Maurice Dean Wint, do filme Rock, Amor e Traição, é adaptação de uma peça off-Broadway de mesmo nome e conta a historia de Halsen, que vira Hedwig após uma operação de mudança de sexo e quer ser cantora, mas tem suas musicas roubadas por um ex-namorado. Por último, ouvimos uma música da Bjork, Cvalda, do filme "DANÇANDO NO ESCURO", de Lars Von Trier, com Björk e Catherine Deneuve.

E no Sessão Brasil, ouvimos a canção Eu sou terrível, de um grande sucesso da década de 60, ROBERTO CARLOS EM RITMO DE AVENTURA. O filme traz José Lewgoy, Wanderléia, o Conjunto RC-7, entre outros famosos da época. O disco com a trilha fez muito sucesso, e conta com grandes clássicos desse ídolo brasileiro: "Namoradinha de um amigo meu", "Negro Gato", "Eu te darei o céu", "Eu sou terrível", "Como é grande o meu amor por você", "De que vale tudo isso", "Por isso corro demais" e "Quando", esta cantada numa cena antológica em que Roberto se apresenta no alto de um prédio (confira no vídeo abaixo).



Pra fechar essa edição do programa, ouvimos 21 guns, uma música do Green Day, direto de um filme super no clima das férias de julho, Transformers.

Baixe esse programa em Mp3, clicando aqui.